Pesquisar

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Weber e a política

Max Weber

A ação de liderança (liderar é exercitar o poder, e poder só é exercido através das forças de dominação) e as formas de organização do estado e suas instituições pressupõe política.

O Estado tem o uso legitimo da violência (força)e é guiado por um líder, que exercita seu poder através das forças de dominação.

Para Weber existem três formas de um líder dominar o seu povo, a orgânica que é a normatização, aquela em que o líder encontra respaldo na constituição, um poder lega; tradicional relação de fidelidade entre as partes que encontram suas bases nas tradições e valores; e por fim a carismática, é de caráter momentâneo e o líder parte de ações emotivas (milagres...) para cativar o seu povo.

Weber fala ainda do patrimonialismo em que a maquina publica promoveu uma centralização do poder, transferiu sua autoridade e este presente na vida social. Raymundo Faoro fala do patrimonialismo no Brasil que começou antes mesmo da chegada dos portugueses e que só foi possível por ter sido Portugal um pais que vivia isso desde seu primórdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário