Pesquisar

domingo, 19 de junho de 2011

GEDI - Questionário de Filosofia 2º Bimestre Parte II

Encontro G.E.D.I 18/06/2011

 

 Mito
A respeito da mitologia, Mythos palavra grega, significa literalmente “palavra”. “O mito é a primeira tentativa de explicar a realidade, já que toda existência precisa de uma explicação.” É um conjunto de lendas e crença, que tem por princípio simbólico, fornece explicação para fenômenos que ate então não tinham explicação. Era utilizado para fazer o ser humano se acomodar, aceitar muitas das coisas a que ele era submetido, impedindo este de ser um ser pensante, tornando o mito uma espécie de dogma, algo incontestável.
Muitos já cansados desse discurso fantasioso buscaram explicações partindo de novos métodos, como a razão.
Com uma nova organização social e política, partindo da razão, as polis (cidades-estados) gregas, juntamente com a escrita, possibilitaram o desenvolvimento pleno do pensamento fundamentado na razão.
No princípio a razão tinha como aliada os olhos, já que os filósofos partiam de uma observação atenta do elemento estudado e assim concluíam já de forma racional (sem elementos divinos) como se organizava o objeto. Ao analisar o objeto os filósofos buscavam sua origem, ou o elemento fundamental do mesmo (Arkhé / Arché).
A arché e nada mais que o questionamento da physis ( natureza imutável, mas os elementos que a constitui são mutáveis, segundo Chauí), ou seja, qual elemento que da origem a todas as coisas, sendo este (arché) imutável. Aristóteles fala que Thales foi o primeiro a atribuir um elemento material para origem do universo, partindo dos princípios: fonte ou origem de todas as coisas faz ou termo último das coisas e permanece sustento (substância) das coisas.
Vale ressaltar que a busca da arché partia dos pré-socráticos, em que cada filósofo desta época se identificava com um elemento: Thales de Mileto/água, Anaximenes/ar, Anaximandro/apeíron (indeterminado) e Heráclito/devir (vir-a-ser).


Thales de Mileto 

Filosofo pré-socrático, considerado o primeiro homem sábio, o mais importante dentre os filósofos de Mileto. O principio fundamental que o identifica (arché) é a água. Apesar de ser o primeiro sábio, Thales transitava entre o mito e a razão.


Heráclito

Conhecido como pai da dialética (luta dos opostos), Heráclito diz que tudo esta em constante movimento, que nada é a mesma coisa de um segundo atrás (sua famosa frase do rio, se você entra no mesmo rio duas vezes nem você nem a água serão os mesmos), adota como símbolo o fogo, pois representa mudança.
O principio fundamental de Heráclito é o devir (vir a ser) este abrange a transformação e a dialética, estabelece claramente a distinção entre duas ordens de conhecimento:
- Sensitivo: somente é fonte de opinião
- Racional: o único que chega a descobrir a verdade.




Agradeço a todos que participaram do encontro, formatando assim esse resumo
Obrigado.

Um comentário: