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quinta-feira, 30 de junho de 2011

Olá
Como o professor disponibilizou muitos materiais no aluno on line achamos que não é necessário a postagem de mais informações.
Em breve postaremos um resumo referentes a matéria do primeiro e secundo bimestre para as subs.
Obrigado
equipe G.E.D.I

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Entrevista com os estudantes do GEDI.



 É isso aí pessoas, nós fomos entrevistados. *-*
Nossa iniciativa na criação de um grupo de estudo despertou interesse da instituição. O coordenador do curso, Carlos Alexandre Moraes, gostou muito de nossa ideia e tem nos apoiado.





O site da cesumar e seu facebook, publicaram uma matéria sobre nosso grupo, o que nos dá uma moral! :D 


Não acredita? olha ae bugrada!  http://www.cesumar.br/imprensa/noticia.php?idNoticia=1677

domingo, 19 de junho de 2011

GEDI - Questionário de Filosofia 2º Bimestre Parte II

Encontro G.E.D.I 18/06/2011

 

 Mito
A respeito da mitologia, Mythos palavra grega, significa literalmente “palavra”. “O mito é a primeira tentativa de explicar a realidade, já que toda existência precisa de uma explicação.” É um conjunto de lendas e crença, que tem por princípio simbólico, fornece explicação para fenômenos que ate então não tinham explicação. Era utilizado para fazer o ser humano se acomodar, aceitar muitas das coisas a que ele era submetido, impedindo este de ser um ser pensante, tornando o mito uma espécie de dogma, algo incontestável.
Muitos já cansados desse discurso fantasioso buscaram explicações partindo de novos métodos, como a razão.
Com uma nova organização social e política, partindo da razão, as polis (cidades-estados) gregas, juntamente com a escrita, possibilitaram o desenvolvimento pleno do pensamento fundamentado na razão.
No princípio a razão tinha como aliada os olhos, já que os filósofos partiam de uma observação atenta do elemento estudado e assim concluíam já de forma racional (sem elementos divinos) como se organizava o objeto. Ao analisar o objeto os filósofos buscavam sua origem, ou o elemento fundamental do mesmo (Arkhé / Arché).
A arché e nada mais que o questionamento da physis ( natureza imutável, mas os elementos que a constitui são mutáveis, segundo Chauí), ou seja, qual elemento que da origem a todas as coisas, sendo este (arché) imutável. Aristóteles fala que Thales foi o primeiro a atribuir um elemento material para origem do universo, partindo dos princípios: fonte ou origem de todas as coisas faz ou termo último das coisas e permanece sustento (substância) das coisas.
Vale ressaltar que a busca da arché partia dos pré-socráticos, em que cada filósofo desta época se identificava com um elemento: Thales de Mileto/água, Anaximenes/ar, Anaximandro/apeíron (indeterminado) e Heráclito/devir (vir-a-ser).


Thales de Mileto 

Filosofo pré-socrático, considerado o primeiro homem sábio, o mais importante dentre os filósofos de Mileto. O principio fundamental que o identifica (arché) é a água. Apesar de ser o primeiro sábio, Thales transitava entre o mito e a razão.


Heráclito

Conhecido como pai da dialética (luta dos opostos), Heráclito diz que tudo esta em constante movimento, que nada é a mesma coisa de um segundo atrás (sua famosa frase do rio, se você entra no mesmo rio duas vezes nem você nem a água serão os mesmos), adota como símbolo o fogo, pois representa mudança.
O principio fundamental de Heráclito é o devir (vir a ser) este abrange a transformação e a dialética, estabelece claramente a distinção entre duas ordens de conhecimento:
- Sensitivo: somente é fonte de opinião
- Racional: o único que chega a descobrir a verdade.




Agradeço a todos que participaram do encontro, formatando assim esse resumo
Obrigado.

sábado, 18 de junho de 2011

G.E.D.I. - Resumo das aulas do Cássio 2. BIM. Por Clícia Ruzzon

Agradecimentos de toda a equipe pela grande ajuda da Clícia.

Download abaixo:

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Equipe G.E.D.I.
Hoje (18/06), o integrante do GEDI mais bonito faz aniversário!
Parabéns, cabo Eloy, pelo seus felizes 19 aninhos!
Um abraço de toda a galera da Equipe G.E.D.I.

Parabéns Eloy!

GEDI - Resumo Conhecimento Filosófico. Por: Diego Rafael.

RESUMO, BUSCANDO COMPREENDER O CONHECIMENTO FILOSOFICO EM “TODOS” OS ASPECTOS.

                O objeto de estudo da filosofia são os nossos problemas, assim como os outros, este conhecimento age em busca da ordem. A atitude filosófica começa com o espanto, por ele os homens chegam e chegaram refletidamente a origem do filosofar. O filosofar acontece porque o espanto provoca no filosofo uma atitude filosófica, de admiração, de fixação e fascínio, que o penetra em todo subjetividade. A atitude filosófica é, portanto, o ponto de partida e condição fundamental para que haja filosofia. Esta atitude que nos permite através da reflexão afastarmo-nos do problema, não geograficamente, mas mentalmente para melhor admira-lo, observando. Esse distanciamento faculta uma melhor compreensão da realidade e, conseqüentemente, uma ação mais objetiva. Segundo Paulo Freire, a práxis (teoria e pratica juntas, ou seja, atitude filosófica “ação” e reflexão filosófica “teoria”)humana é isso, “  a unidade indissolúvel entre minha ação e minha reflexão sobre o mundo”.
A conhecimento filosófico possui três características, que são elas: criticidade, radicalidade e totalidade.
A critica analisa a atitude radical, o radical analisa a critica para ver se ela foi contundente, a critica analisa a totalidade para reconhecer se realmente abrangeu todos os aspectos. A radicalidade analisa o total para ver se ele é rigoroso ou não.

Mais critico, mais rigoroso, mais visão de conjunto.

DEFINIÇÕES:
Critica: é a arte de estabelecer critérios, inicia sempre sendo negação (destrutiva). Ao negar a idéia produzir-se-á uma ruptura, esta que leva o indivíduo a pensar, e este pensar leva-o ao conhecimento (ou não). A crítica por parte do emissor sempre será destrutiva; cabe ao receptor julgar se ela será positiva ou negativa. (Quem não aceita critica é ignorante).

Radicalidade: é o momento em que se busca compreender o problema, não superficialmente, mas analisando a raiz do problema (raiz aqui se caracteriza como: o que levou ao surgimento do problema). No momento em que se encontram as raízes (o que levou ao problema), a postura radical clarifica, esclarece a questão e não exclui, nessa busca a indagação dos contrários (essa indagação dos contrários nos mostra que mesmo a postura radical pode ser submetida a uma crítica. (O individuo que não é radical é ingênuo, pois ele faz analise superficial; não investiga o que levou ao surgimento do problema).

Totalidade:  quando um individuo é total em suas analises, ele busca compreender a realidade como um todo. “A realidade, segundo Kosik, é totalidade concreta, que se transforma em estrutura significativa para cara conjunto de fatos”.
                “Ao refletir sobre um problema que faz parte da realidade (...) Todos os problemas estão historicamente ligados a um contexto e os aspectos que os envolvem devem ser levados em consideração na reflexão, como por exemplo, os aspectos sociais políticos, econômicos (...)”.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

GEDI - Questionário de Filosofia 2° Bimestre Parte I [FIX!]

Bom galera, mais um encontro realizado do grupo, hoje mais que especial, acredite "nós fomos entrevistados".
Fiquem atentos à matéria no facebook da cesumar e também aqui no  blog!
E está aí os pontos principais de filosofia que foram discutidos no dia 17/06. 5 questões abrangem o que foi à debate. Postaremos o resto em breve.
Trataremos logo mais do mito, physis e arkhé, para complementar o questionário.
Agradecimento ao nosso querido professor Diego Rafael! Beijo lindo.. kkkk
Bom estudo!


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Encontro G.E.D.I.                                                                                            17/06/11


- Criticidade

  • Estabelece critérios, acabam provocando alterações 
  • A critica caracteriza-se por colocar o objeto em questão em ponto de crise, provocando rupturas.
  • A crítica leva o indivíduo ao conhecimento.(e este é o objetivo último da filosofia). Ademais todo conhecimento inicia sendo negação, ou seja, essencialmente critico.  
  •  A crítica sempre é destrutiva. Cabe ao receptor transformá-la em positiva ou negativa.
  •  Não há produção filosófica sem critica, a crítica cria dúvida na pessoa.
  • Ao momento em que se critica alguém, a critica leva  o individuo a refletir, é aí que se produz o conhecimento.



- Radicalidade

  • Agir na raiz do problema, aprofundar a questão em pauta, investigar as origens.
  • O conhecimento que não é radical é ingênuo (superficial).
  • A postura radical busca esclarecer (agir na raiz), clarificar os problemas e não exclui, nessa busca, a atenção para indagação dos contrários. Em suma, a radicalidade procura encontrar o problema no seu tempo.
  • Indagação dos contrários: até mesmo o radical esta sujeito a criticas.



- Totalidade

  • Reunião de todos os fatos para analisar o problema.
  • Ninguém é totalmente bom, a questão que se coloca é: bom em que?
  • Assumir uma postura total significa investigar todos os aspectos que levaram ao surgimento do problema, eis que este surgimento, esta origem é o que da sentido a postura radical, ou seja, é o que leva a necessidade de investigar as origens, e também o que da condições para criticar.
Práxis é a teoria com a prática. Produção e a ação da atividade humana.
União da atitude e da reflexão.


- O que é o conhecimento filosófico, reflexão, práxis, criticidade, totalidade;
R: Conhecimento filosófico: quem o detém é capaz de dar soluções a problemas, é o conhecimento do todo, todas as possibilidades para achegar a solução dos problemas. A filosofia é a busca da verdade. A reflexão filosófica é um momento que o individuo se afasta mentalmente do problema para observá-lo. Este afastar-se mentalmente permite ao filosofo agir objetivamente no meio real para solucionar o problema de forma mais eficaz.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA 1. BIM

Olá pessoal, ta aí um remember respostas do questionário de filosofia do 1. bimestre, para estudar para a prova de segunda 20/06... 20% desta matéria caíra na prova.
Estas respostas foram realizadas no encontro do dia 16/06. Amanhã (17/06), estudaremos a matéria do 2. bimestre de filosofia, e postaremos mais informações.
   

               


Agradecimentos a todos que colaboraram!
Equipe G.E.D.I